A ATIC – Associação Técnica da Indústria do Cimento, em conjunto com a PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção, está a a desenvolver o C2Ø – Construction to Zero, o Roteiro de Descarbonização para a fileira da construção e atividades industriais associadas.
É neste âmbito que se vai realizar no próximo dia 26 de novembro, na sede da AICCOPN, no Porto, a Conferência de Abertura do projeto, onde serão apresentados publicamente os seus objetivos, áreas de abrangência e resultados iniciais de diagnóstico.
O C2Ø – Construction to Zero tem como ambição ser um projeto estratégico para Portugal atingir as metas traçadas para 2050, recorrendo a sinergias dentro do setor da construção e com outras indústrias, integrando a inovação tecnológica dos processos e contribuindo para a redução das emissões de GEE.
Para isso, pretende traçar cenários de evolução, identificar soluções tecnológicas e processos inovadores que contribuam para a sua transição ecológica e digital, e ainda capacitar de forma transversal de forma a implementar as soluções de descarbonização.
Nesta Conferência de Abertura vão ser dadas a conhecer em maior detalhe as ações que irão ser colocadas em prática e os elementos a serem disponibilizados à indústria da construção, e que contribuirão para a sua descarbonização.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
Este Roteiro resulta da candidatura conjunta da ATIC e da PTPC à Medida de Apoio à Elaboração de Roteiros de Descarbonização da Indústria e Capacitação das Empresas, e tem o co-financiamento da União Europeia – NextGenerationEU, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Código do projeto: #105 – Roteiro de Descarbonização para a fileira da construção e atividades industriais associadas
O C2Ø (“construction-to-zero”) foca-se nos produtos/materiais e atividades da fileira da construção, incluindo as atividades industriais, os fluxos de materiais e de energia, o stock edificado existente e futuro. O C2Ø é um documento estratégico para Portugal atingir as metas traçadas para 2050 e para a mudança de paradigma, tem foco na descarbonização, eficiência energética, ambiental e material de toda a cadeia de valor.
Projeto em curso ao abrigo da candidatura n.º 105 apresentada à Medida Apoio à Elaboração de Roteiros de descarbonização da Indústria e capacitação das empresas, nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 01/C11-i01/2021.