A CEMBUREAU – Associação Europeia de Cimento, divulgou os desenvolvimentos verificados na implementação do seu Roteiro para a Biodiversidade 2030, lançado há dois anos, em junho de 2022. Para o efeito, apresentou a brochura “Acompanhando o Progresso: A jornada da Indústria de Cimento rumo ao aumento da Biodiversidade” que apresenta dez casos de estudo, incluindo perguntas e respostas, que abrangem as quatro grandes áreas focadas no Roteiro: reabilitação de ecossistemas e serviços ecossistémicos, iniciativa da UE relativa a polinizadores, espécies invasoras e espécies protegidas.
O Roteiro da CEMBUREAU para a Biodiversidade 2030 reforça o compromisso da Indústria Cimenteira Europeia com a “Estratégia de Biodiversidade da União Europeia (UE) para 2030”. Tem como objetivo definir uma visão para a biodiversidade dentro e ao redor das pedreiras nas próximas décadas e contribuir para o objetivo global de “Natureza Positiva”, aumentando o valor ecológico das áreas de extração e protegendo e restaurando os ecossistemas. O Roteiro foca quatro grandes áreas de atuação: reabilitação de ecossistemas e serviços ecossistémicos, iniciativa da UE relativa a polinizadores, espécies invasoras e espécies protegidas. Define para cada área: visão, objetivos e indicadores chave de desempenho.
O webinar “What’s buzzing in our quarries? The European cement sector gives pollinators a helping hand”, organizado pela CEMBUREAU, realizou-se a 14 de setembro de 2023. Alexandra Silva, Presidente da “Task Force” Biodiversidade daquela Associação Europeia, representante da ATIC e gestora de projeto de biodiversidade e reabilitação de pedreiras na SECIL, apresentou o Roteiro da Indústria Cimenteira para a Biodiversidade 2030. Adam Vandergen do Instituto Nacional Francês para a Agricultura, Alimentação e Ambiente, salientou o valor dos polinizadores e da polinização no presente, em termos económicos, alimentares e culturais, bem como riscos e tendências. O enquadramento legislativo ao nível da UE, nomeadamente a revisão da “Iniciativa da UE relativa aos Polinizadores”, nos seus pilares: aumentar o conhecimento, atender às causas de declínio de polinizadores e mobilizar a sociedade e planear estrategicamente, ficou a cargo de Vujadin Kovacevic da Comissão Europeia. O webinar contou ainda com a apresentação de casos práticos da Indústria Cimenteira, tendo sido encerrado por Nikos Nikolakakos, da área de ambiente e recursos da CEMBUREAU.
O Roteiro da CEMBUREAU para a Biodiversidade 2030 foi apresentado a 1 de junho de 2022, em evento organizado no âmbito da “EU Green Week” da União Europeia. O Roteiro está alinhado com a Comunicação da Comissão Europeia “Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030: Trazer a natureza de volta às nossas vidas”. Carlos Abreu, vogal do Conselho Executivo da ATIC a Administrador da SECIL, e Alexandra Silva, representante da ATIC na CEMBUREAU e Presidente da “Task Force Biodiversity” foram oradores no evento.