A ATIC, na sua qualidade de Organismo de Normalização Sectorial (ONS), representa a interface entre as Comissões Técnicas (CT’s) que lhe estão associadas e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) proporcionando todo o apoio logístico que as CT’s necessitam para o desenvolvimento efetivo das seguintes atividades:
O ONS/ATIC é composto por duas Comissões Técnicas, a CT 104 e a CT 105.
A CT 104, coordenada pelo ONS/ATIC, e constituída pelo IPQ em 1988-05-16, tem como título “Betões” e como âmbito a normalização nos domínios referentes aos constituintes – adjuvantes, adições tipo II, água de amassadura -, às propriedades do betão fresco e endurecido, à produção, ao transporte, à colocação em obra e aos critérios de conformidade.
A CT 104 acompanha todo o trabalho desenvolvido pelo CEN/TC 104 “Betões e seus derivados”, incluindo os Subcomités, Grupos de Trabalho e Grupos Técnicos (TGs) abaixo identificados, abrangendo todos os aspetos relevantes relacionados com este tema.
O ONS/ATIC – CT 104 desenvolve uma participação ativa com representantes nas reuniões plenárias do CEN/TC 104 e nas reuniões do CEN/TC 104/SC 1, CEN/TC104/SC1/TG8, CEN/TC104/SC1/TG10, CEN/TC104/SC1/TG11 e CEN/TC104/WG14.
Entidades representadas na CT 104: Indústria e Comércio, Universidades e Centros Tecnológicos, Administração entre outras.
A CT 105 coordenada pelo ONS/ATIC, e constituída pelo IPQ em 1988-05-16, tem como título “Cimentos” e como âmbito a normalização nos domínios referentes aos cimentos e cais de construção, a qual inclui os domínios referentes às definições e terminologia, especificações e métodos de ensaio dos diferentes tipos de cimentos e cais utilizados na construção de edifícios e outras obras de engenharia civil, com exclusão da cal gorda.
A CT 105 acompanha todo o trabalho desenvolvido pelo CEN/TC 51 “Cimentos e cais de construção”, incluindo nomeadamente os seus Grupos de Trabalho e respetivos Grupos Técnicos (TG’s) abaixo identificados, abrangendo todos os aspetos relevantes relacionados com este tema.
O ONS/ATIC – CT 105 desenvolve uma participação activa com representantes nas reuniões plenárias do CEN/TC 51 e nas reuniões do CEN/TC 51/WG 6.
Entidades representadas na CT 105: Indústria e Comércio, Universidades e Centros Tecnológicos, Administração entre outras.